quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Um novo olhar para o SUS

Este Ver-Sus me trouxe uma vivência que poucos espaços nos oferecem.A saúde coletiva apesar de estar presente nos curriculos dos cursos da área da saúde,muitas vezes "compete" coma formação técnica focalizada na doença.Acredito que a técnica nos com certeza teremos durante a formação,mas espaços para pensar em saúde de uma forma generalista são poucos por isso da importência dessas vivências.
Pensar na gestão ,no modelo de assistência ,no modelo de atenção dos serviços de saúde é necessários para se promover mudanças e contribuir para o fortalecimento do SUS.
A gestão é uma área que te faz muitos questionamentos e te desafia a pensar sobre situações.O meu interesse pela gestão é para saber como funcionam as unidades de saúde,o que foi pensado na criação de cada parte do sistema,como se chegou no modelo atual,qual a função do aluno nesses espaços.
Muitas coisas que eu vi gostaria que tivessem legenda para poder adimirar a grandiosidade de cada uma delas.A saúde coletiva é uma área bastante nova pra mim.
O SUS no Rio de Janeiro esta no caminho certo e ainda vai mudar a vida de muitas pessoas.
Cito um poema para ilustrar a minha vivência.


"Diego não conhecia o mar. O pai, Santiago Kovadloff, levou-o para que descobrisse o mar.
Viajaram para o Sul.
Ele, o mar, estava do outro lado das dunas altas, esperando.
Quando o menino e o pai enfim alcançaram aquelas alturas de areia, depois de muito caminhar, o mar estava na frente de seus olhos. E foi tanta a imensidão do mar, e tanto fulgor, que o menino ficou mudo de beleza.
E quando finalmente conseguiu falar, tremendo, gaguejando, pediu ao pai:
- Pai me ajuda a olhar!"

(Eduardo Galeano - extraído do Livro dos abraços)

2 comentários:

  1. Caraca, muito legal!! Adorei! Sou do Rio de Janeiro. Estou muito motivada a participar da vivencia proporcionada pelo VER-SUS. Ler seu comentário me inspirou ainda mais :) bjs

    ResponderExcluir