quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Agente Comunitário de Saúde

Para alguns autores o Agente Comunitário de Saúde (ACS) é um personagem híbrido pois ao mesmo tempo é integrante da comunidade e profissional de saúde .O agente comunitário faz a interface entre o saber científico e o saber popular unindo essas duas realidades.
O agente compartilha dos problemas da comunidade,por isso estabelece maior vínculo com as pessoas criando relações de amizade e confiança.

O ACS por morar na comunidade ele é bastante interessado na saúde dos usuários tenta conscientizá-los sobre o auto-cuidado ,incentivar o controle social e promover mudanças no local .O agente comunitário além de permitir a entrada da unidade de saúde na comunidade, também permite a entrada do aluno nas visitas domiciliares, nos projetos de extensão,nas idas a campo que muitas vezes interferem na rotina desse profissional.


Na Clínica da Família os ACS têm uma sala própria,climatizada para desenvolver o seu trabalho com acesso à computadores para realizar um cadastro eletrônico.

Uma das dificuldades do ACS é realizar o cadastro de alguns usuários e lidar com o desinteresse de outros em relação a própria saúde.

Fiz esta postagem sobre o agente comunitário de saúde,pois considero um profissional de grande importância na atenção básica e muitas vezes não tem o valor merecido.


Nenhum comentário:

Postar um comentário