Antes das clinicas da família muitas pessoas que necessitava que algum tratamento de saúde tinham que ir até um hospital da prefeitura mesmo pequenos caso como amidalite, conjuntivite. Com as clinicas da família a população tem uma rede de atenção básica em saúde perto das comunidades,com funcionamento em horário maior diferente dos postos de saúde.
A clínica da família tem uma estrutura bastante inovadora, alem de um excelente espaço físico. É um local bastante acolhedor e muito diferente dos serviços de saúde que já conheci. Uma estratégia interessante é que as fotos das pessoas da comunidade estão no ambiente, o que torna a clínica ainda mais acolhedora, assim os usuários entendem que aquele ambiente também pertence a eles.
A Academia Carioca da Saúde é um conjunto de equipamentos para melhora da capacidade muscular e aeróbica dos usuários.Eles são encaminhados pelos profissionais de saúde e supervionados por um professor de educação física.
O público-alvo da academia são obesos, hipertensos e idosos, apesar de agregar a comunidade em geral.Os equipamentos simplificam os equipamentos utilizados em academias de ginástica e possibilitam um estilo de vida ativo .A academia carioca tem o objetivo de manter a saúde da população e concientizar o usuário a buscar a sua autonomia.
Os equipamentos também estão presentes em praças da cidade.Isso contribui para ampliar o acesso da população e aumentar a rotatividade dos usuários que frequentam as academias do serviço de saúde.
Entre os benefícios da academia para a comunidade estão a criação de espaços de convivência para a terceira idade e melhora da qualidade de vida no aspécto biopsicossocial.
A Academia da visibilidade as unidades de saúde junto a comunidade .É grande a procura de adolescentes para saber como utilizar os aparelhos,muitos jovens que não freqüentavam as unidades começam a vir por causa da academia.
A academia irradia promoção de saúde para todas a faixas etárias,para a diversidade da população integrando ,socializando e estimulando.
Nenhum comentário:
Postar um comentário