quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

20/01/2011-Unidade de Pronto Atendimento - Manguinhos

A UPA 24 horas,sigla de Unidade de Ponto-Atendimento,é regida pela Secretário Municipal de Saúde do Rio de Janeiro e tem por especialidade o serviço pré-hospitalar específico para pequenas e médias urgências e emergências, inclusive odontológico, estando preparada para prestar atendimento resolutivo aos pacientes acometidos por quadros agudos ou crônicos agudizados.
Os casos mais graves são acolhidos, permanecendo na Unidade até que este seja removido para um hospital de referência.Funciona 24 por dia, sete dias por semana.O atendimento realizado na unidade é gratuito, sendo a unidade 100% SUS.
A UPA tem como missão atender casos de urgência e ou emergência de baixa ou média complexidade, além de dar retaguarda às unidades básicas de saúde. Um dos objetivos da UPA é diminuir a sobrecarga dos hospitais de maior complexidade,o que na verdade não ocorreu,pois a população de manguinhos nunca teve uma unidade de saúde na proximidade.Por isso a demanda dessa nova unidade é em maioria pessoas que nunca tiveram atendimento em saúde.
O fluxo de atendimento é bastante estratégico e baseado na classificação de risco,ou seja o usuário chega até a UPA passa pelo acolhimento onde relata o nome,a queixa principal e tem a HAS aferida se necessário,então é encaminhado ao registro onde finaliza o formulário de atendimento.Após isso,o usuário passa por uma classificação de risco onde o examinador avalia o grau de necessidade referente aos sintomas.Os casos mais graves tem prioridade no encaminhamento para a consulta.
O sistema assistencial e a capacidade instalada são organizados da seguinte forma: Acolhimento, Classificação de risco,Registro,Quatro consultórios de Clínica Médica,3 Consultórios de Pediatria ,1 Consultório Odontológico,Laboratório de Análises Clínicas,Serviço de Radiologia,
Serviço Social, Farmácia, Sala de Eletrocardigrama (ECG),Sala de Sutura,Sala de medicação e Nebulização,Sala de observação adulto com 16 leitos e pediatra 03 leites,Sala de Estabilização (Sala Vermelho) - 2 leitos,Apoio Admistrativo e Técnico.
Anexo a UPA existe a Clínica da Família Victor Valla casos menor complexidade são enviados para essa unidade. Nas proximidades existe uma obra do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal com prédios de moradia para comunidade da micro área DSUP e a Biblioteca Parque Manguinhos.
A área próxima a UPA manguinhos foi totalmente urbanizada, e passou a se transformar no local de maior concentração de equipamentos sociais em uma comunidade carente da cidade, possui um complexo com ludoteca, filmoteca, sala de leitura para portadores de deficiências visuais, acervo digital de música, cineteatro, acesso gratuito à Internet e uma sala denominada Meu Bairro, para que os usuários façam reuniões da comunidade.
Os profissionais que trabalham no complexo sempre incentivam a comunidade a cuidar do seu patrimônio.O espaço está sendo bastante valorizado pelos seus usuários.
Sem dúvida a obra do PAC trouxe muitas mudanças na vida da comunidade.A articulação entre saúde,moradia e educação resulta na grande assistência que os moradores estão tendo e nas novas perspectivas de vida eles estão tendo.É a primeira vez que muitas daquelas famílias tiveram um lugar digno de moradia,isso permite que os filhos desses lares tenham uma nova visão sobre a própria existência.


A maioria das comunidades está sujeita a marginalização,no caso da comunidade DSUP o complexo criado no qual a biblioteca faz parte, cria a possibilidade de intervenção de educadores no processo de desenvolvimento do individuo.A criança desde cedo vai estar inserida num ambiente agradável,educativo e acolhedor que vai influenciar nas suas futuras escolhas.
O complexo da suporte socioeducativo que a maioria das famílias não consegue dar aos seus filhos.Com essa estrutura do PAC é possível que a comunidade se reproduza de uma maneira muito mais saudável e com qualidade de vida.

Um comentário:

  1. Olá Diego!
    Estou acompanhando a "aventura" dos gaúchos e paulistas no Rio. É ótimo poder saber que em breve o SUS contará com trabalhadores tanta vivência na ESF!
    Quando puder, visite tb as demais unidades da AP 2.1! O desafio aqui é grande, mas estaremos de braços abertos para aqueles que lutam e querem a consolidação do SUS!
    Cordialmente,
    RENAN PESSANHA - NESF CAP 2.1
    http://www.cap21.blogspot.com

    ResponderExcluir